É tombada como patrimônio histórico e cultural a antiga usina de força e luz instalada no Ribeirão do Chapéu.

A Câmara Municipal de São Luiz do Paraitinga aprovou por unânimidade em sua 19ª Sessão Ordinária de 2023, realizada no dia 12 de dezembro, o Projeto de Lei nº146/2023, que se tornou a Lei Municipal nº2.372/2023, de autoria do Ver. Marcelo Henrique Santos Toledo, que: "Que tomba na condição de patrimônio histórico e cultural do município de São Luiz do Paraitinga o que restou da antiga usina de força e luz, instalada no leito do Ribeirão do Chapéu e dá outras providências ".

Segundo o projeto de lei, "o bem tombado não poderá, em hipótese alguma, ser demolido ou
mutilado, sendo o responsável pela infração cometida, incurso ao pagamento de multa a ser
fixada pelo setor competente do Poder Executivo, sendo-lhe ainda imposta a obrigação em
promover a reconstrução ou recuperação da parte danificada do bem tombado”.

A Usina do Chapéu forneceu por quase 23 anos ininterrupto energia para a cidade de São Luís do Paraitinga. A usina de São Luís do Paraitinga foi construída na década de 20, do século passado e inaugurada oficialmente no dia 06 de janeiro de 1925. Um grande feito, pois ntroduziram a eletricidade numa cidade, até então, mais conhecida pelo cognome de “cidade morta”; e acabacou sendo destruída por iniciativa da mesma companhia estatal, a CESP.

Consulte o Projeto de Lei e a Lei Municipal na íntegra nos seguintes links: