"Setembro Verde" é incluído no calendário da cidade em prol da luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

A Câmara Municipal de São Luiz do Paraitinga aprovou por unânimidade em sua 15ª Sessão Ordinária de 2023, realizada no dia 10 de outubro, o Projeto de Lei nº116/2023, que se tornou a Lei Municipal nº2.350/2023, de autoria da Ver. Roseny Correia dos Santos, que: "Inclui no calendário do Município o mês oficial da luta pela inclusão das pessoas com deficiência, denominado 'SETEMBRO VERDE".

Conforme o projeto de lei, "no mês de setembro de cada ano serão realizadas atividades voltadas a promover a inclusão social de pessoas que possuem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que enfrentam barreiras impostas pela própria sociedade que dificultam sua participação de forma plena e efetiva e em condições de igualdade com os demais. As atividades de inclusão social terão como objetivo aguçar na comunidade local a capacidade de respeitar e atender todas as necessidades das pessoas, independentemente das diferenças que carregam".

Segundo a justificativa do texto da lei, setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que se começa a primavera, e, a cor verde foi escolhida porque dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é, também, o Dia da Árvore no Brasil: "verde  significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação".

Consulte o Projeto de Lei na íntegra no link: https://sp-saoluizdoparaitinga-camara.sistemalegislativo.com.br/documento/projeto-de-lei-no-116-2023-7399