Aprovado Projeto de Lei que presta homenagem ao Cônego Benjamim de Toledo e Mello
A Câmara Municipal de São Luiz do Paraitinga aprovou, em sua 09ª Sessão Ordinária de 2023, o Projeto de Lei nº 61/2023, que dá ao Jardim Público localizado ao lado da Igreja Matriz o nome do Cônego Benjamim.
O homenageado foi Pároco em São Luiz do Paraitinga entre os anos de 1871 e 1879 e é uma das mais importantes personagens da história de nossa cidade.
Dentre seus principais feitos, está a fundação da Santa Casa de Misericórdia de São Luiz do Paraitinga no ano de 1873, ao lado do Juiz local, João Cândido Rodrigues de Andrade e do médico Bento Gonçalves Cruz.
No dia 5 de fevereiro de 1873, na Igreja Matriz, reuniram-se o Vigário, Benjamim de Toledo, o juiz João Cândido Rodrigues de Andrade - representando José Pinto Magalhães (o padrinho oficial) - e Bento Gonçalves Cruz, para batizar Oswaldo Cruz. O cientista Oswaldo Cruz nasceu em São Luiz do Paraitinga no dia 05 de agosto de 1872 e quem celebrou seu batismo foi o Cônego Benjamim de Toledo.
Ainda no mesmo ano, em documento enviado ao Conselho Municipal, solicitou a construção de um local próprio para o comércio, em razão da “algazarra provocada por toda sorte de animais e vendedores que, aos domingos, se amontoam ao lado da Igreja Matriz, justamente na hora da missa” (CAMPOS, 2011).
Outro argumento usado pelo padre foi o de que o título dado por Dom Pedro II a São Luiz - “Imperial Cidade”, não combinava com o desrespeito à Casa de Deus.
O pedido obteve sucesso - mostrando o prestígio do Pároco - e em 1875, na Rua dos Fazendeiros (hoje Rua Coronel Manoel Bento), começa a ser construído o Mercado Municipal.
A propositura é do Vereador Arildo Júnior.
Contextualização Histórica pelo Historiador Professor DANIEL MESSIAS DOS SANTOS.
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários